quarta-feira, 10 de junho de 2009

Nomes próprios (e alguns impróprios também)

Engraçado como na biologia, na química ou na física, conseguimos ter vários nomes engraçados para alguns componentes.

Bom, guardem esta frase acima, talvez, abaixo do texto tenha algum nexo...

Primeiramente, eu sempre pensei no qual nome iria escolher para o meu filho, Junior, Alfredo, Henrique Romeu, João Luís Henrique, José Pedro Augusto César (um belo composto de quatro nomes).

Bom, não me pergunte por que não escolhi nenhum feminino, talvez por falta de imaginação, mas ainda prefiro acreditar que minha esposa irá escolher.

Porém, pelas minhas poucas leituras que faço (gosto de ler coisas inúteis, como embalagem de produtos industrializados (bolacha, goma de mascar, refrigerantes), bula, lista telefônica, enfim, um dia, pelas minhas leituras inúteis, em uma embalagem de adoçante, havia percebido que tinha encontrado um nome perfeito. ASPARTAME, sim... Aspartame pronuncie esta palavra e você também irá perceber que tem uma bela sonoridade.

E durante muitos anos acreditei que este era o nome perfeito. Porém, sempre acreditei que (leia a primeira frase caso tenha esquecido), que um componente químico/físico/biológico poderiam também ser utilizados para batizar as pessoas (antes de citar exemplos, não fazem isso com pessoas famosas, vide Michael Jackson, por exemplo), como Triglicerídeos, Platelmintos, entre outros, cuja memória, não vai lembrar mesmo.

E, heis que, uma bela tarde, após tomar uma refrescante água tônica de quinino (olha outro nome aí, Quinino!), lendo os 'ingredientes' da embalagem (lata), eu vi um nome perfeito, um não DOIS nome perfeito, e o que é melhor, são nomes compostos (Alá novela mexicana)...

Quando eu li o primeiro pensei, é o perfeito, não existe melhor. Benzoato de Sódio, pense, você, em um anoitecer, indo chamar seu filho para jantar: - Benzoato, vem jantar meu filho. Se você quiser apelidá-lo, pode chamar simplesmente de C6H5COONa (Se você não estudo química no segundo grau, então aí vai, são 6 moléculas de carbono + 5 de hidrogênio + 2 de gás carbônico + 1 de sódio), mas, hein que, após este belo nome, eu encontro:

SORBATO DE POTÁSSIO, sim, que nome belo, clássico, perfeito. Imagine a mesma cena: Sorbato... Sorbatinho, Sorbatinho de Potássio, venha jantar. Será conhecido também como C6H7KO2 (6 moléculas de carbono + 7 de hidrogênio + Superóxido de Potássio). Pronto perfeito, Sorbato de Potássio. E o pior que já até posso imaginar meu neto com o nome Sorbato de Potássio + Sobrenome Junior!

Finalmente, claro que no final, se um dia eu tiver um filho, o nome não será esse, mas como seria engraçado, algum louco um dia por este como nome de filho, lembrando que Hélio, Polônio, Germânio, Platina, Túlio, Laurêncio, são nomes que constam na tabela periódica, e, por sua vez, lembram nomes próprios.

3 comentários:

  1. Isso me lembra da Aulas com o professor Edivino. Era este o nome dele? Estou em duvida sobre Divino ou Edivino whatever. Um nome que acho legal para dar para um menino é Alucard ( Dracula ao contrario ha ha) ou Capeta Jr. ha ha.
    Como dizem o importante e ter saude o respeito se consegue com dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Aspartame hein xD

    Isso me faz lembrar de Monster Rancher ahsudhasudahu vai Moochi GOLPE DUPLO GOLPE DUPLO

    Sabe que eu nunca tinha pensado nisso, já tem um monte de nomes bizarros mesmo, acho que não tem problema algum em inventar uns novos né :)

    ResponderExcluir
  3. Olha, na faculdade eu e minhas amigas sonhávamos em colocar os nomes de nossas filhas de Timina, Guanina, Uracila, Citosina e Adenina (pra quem não sabe, são as bases nitrogenadas que compõem o nucleotídeo que formam o DNA/RNA, deixa pra lá né, tb não importa hehe). Então pensando bem... acho que é bem natural pirar nos nomes neh?? hahaha

    ResponderExcluir