terça-feira, 30 de novembro de 2010

... Esperança ...

Boa noite, amigos.

Em uma noite qualquer, estava pensando sobre, o que torna o ser humano feliz? Muitas coisas passaram pela minha cabeça. Sexo, Prazer, Dinheiro. Porém, todas as respostas remetiam sempre para algo temporal. Para algo que tem um começo e um fim, e no entre estas duas extremidades uma sensação de êxtase, um breve momento de felicidade e de alegria.

Bom, passei para algo mais emocional, e cheguei em Felicidade. Então, o que é felicidade? É o ato de sempre estar "Feliz"? Mas, feliz com o que, exatamente? Internamente?

Provavelmente, o homem quer a felicidade. Mas os caminhos por nós escolhidos, sempre geram muita polêmica, já que (no nosso alterego) temos o caminho da felicidade.

Mas, quais serão estes caminhos? Existe alguma fórmula para encontrar esta felicidade? Bom, se existe, não dá para saber. Sexo, Prazer, Dinheiro, novamente isto não quer dizer felicidade. Carros, Mulheres, Iate, Mansão, Grandes Empregos. Não quer dizer que um pessoa que tenha tudo isto tenha encontrado a felicidade.

Talvez, no AMOR. Então, para o homem ser feliz, tem que estar ao lado de uma outra pessoa. MENTIRA. Pessoas dizem que não podemos viver sozinhas. Plantam isto em nosso subconsciente. Olhem para os filmes de comédias românticas e novelas. O final feliz, só existe, quando tem um casal no final.

Talvez, este seja um ponto em que, ou eu não acredite. Ou eu me frustei demais e quero acreditar que sim, as pessoas podem viver sozinhas. Mas hoje, posso dizer que, provavelmente não é no amor que um homem pode ser feliz.

Então, por um minuto eu duvidei da felicidade. Duvidei que exista uma felicidade, mas, esta é uma busca constante, então voltei a me perguntar: o que poderia tornar o homem feliz? Passando para uma outra pergunta, esta um tanto mais filosofal que a primeira... O que faz as pessoas quererem estar vivas, já que não dá para saber o que nos torna feliz.

Pois que eu chego a uma conclusão. ESPERANÇA.

Engraçado falar isso, mas, sim, eu imagino que seja a esperança nos mantém vivos. Esperança da vida eterna. Esperança da felicidade. Esperança de encontrar a Paz. Esperança de encontrar um grande amor.

Pois bem, para deixar o texto confuso um pouco (talvez mais do que já esteja), complementei minha pergunta para, e os suicidas? e mudei para, o que você falaria para uma pessoa, se soubesse que ela quer se suicidar?

"Suicidio é feio" dirá um sábio. "Suicidio, é pecado", dirá outro, e para piorar, para minha infelicidade, foram as respostas que eu ouvi.

Bom, para um suicida, infelizmente, ele sabe que isto é feio, sabe que isto é pecado. Porém. não é questão de beleza. Nem de moral. Nem religioso.

NÃO TENHO ESPERANÇA, é o que vai dizer a pessoa (ou que pelo menos, eu iria dizer hoje).

É difícil você conviver em um mundo sem esperança. Acordar em uma bela manhã de sol. Os passarinhos cantando na janela. E saber que, este será apenas mais um dia. Insignificante ou não, não há como saber. E, por mais que outras pessoas digam ao contrário, você acaba sentindo com um vazio por dentro. Incompetente, impotente. Por mais que, tente agradar a todos (e até mesmo consiga), nunca sentirá bem.

Através disto, eu consegui entender que, só vive, quem tem esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário