segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

... Pensar...

Olá!

A Idéia do título do post, é ser uma junção com o título do blog... "Desprovido de 'alguma coisa'", porém, pela gramática, não deveria colocar o verbo no infinitivo.

Porém, no momento, é algo que eu sinto falta... Falta de Pensar...

O que quero dizer é o seguinte...

Sinto falta de pensar referindo-me questões mais aprofundadas de assuntos religiosos, políticos, esportivos, econômico e do cotidiano...

Sim, porque, pensar é a atividade mais complicada de ser feita.

Muitos preferem não pensar*, ou fazer com que o pensamento* já venha pronto*. Estas pessoas são fáceis de manipular. Não tem uma linha de raciocínio* própria. Apenas é um divulgador de pensamento*.

Por exemplo, quando lê-se** alguma notícia, ou algum "especialista" comentar sobre qualquer assunto. Quantas pessoas não encaram como "nossa é verdade, nossa presidenta é uma louca"***... Porém, não buscam uma outra versão para esta notícia. Ou seja, pega e repassa a informação alheia.

Ou pior ainda, o que está na moda agora. Algum espertalhão, manda um email sem qualquer credibilidade, fingindo que foi escrito por algum pseudo-intelectual, ou ainda, com estatísticas feitas a base do chute, ou com notícias capturadas por site de humor, falando mal de alguém (aqui entra a lista dos mais diversos políticos, geralmente o Lula e Dilma) . O que mais me preocupa, é que existem pessoas que repassam este tipo de email, novamente, sem pesquisar sobre o Assunto do email, se é verídico e se tem algum fundamento.

Muitas vezes recebi este tipo de email, até iria fazer comentários sobre eles, mas, na maioria das vezes paro de escrever, porque, ir-me-ão chamar de louco!

É isto que digo quando tenho saudades de pensar. Porque, não consigo aceitar uma opinião, sem ao menos, analisar o outro ponto de vista.

Por exemplo. O Requião é doido, sim, mas, ele fez coisas boas enquanto governador. Por exemplo, aquele plano de água fraterna para o produtor. Isto foi uma grande sacada, pois o pequeno produtor não precisava pagar água. Então pergunto. Ele é doido? Sim, mas porque não votar nele para senado? Qual o motivo? Ele ser doido? Por isso não votar nele?

O que quero dizer, amigos, e não se ofendam, por favor, é que, sim, para tudo existe um outro lado. Para tudo existe perguntas a ser respondidas. Deve ser analisado antes de tomar decisões. Verbos não ajudam a definir uma opinião/pensamento/pessoa... Falar que fulano é competente, ou inteligente, ou burro, ou arrogante, ou idiota. Isto não faz da pessoa boa ou má. Mas as ações que são tomadas por ela.

E volto a dizer, estou com saudades de pensar. de praticar este exercício tão complexo. De enxergar coisas entrelinhas, de conseguir captar notícias espalhadas ao esmo, e saber que, elas, podem mudar o mundo.

Porém, pensar as vezes (se não muitas vezes), é algo que se faz na companhia de alguém. Alguém que te ajude a fazer perguntas e tentar achar soluções. Alguém que, também, compartilha das idéias (abro um parênteses aqui que, compartilhar das mesmas idéias não significa que deverá concordar com tudo), que ajude a analisar o fato, alguém que busque "o compromisso com a verdade"****, que tenham interesse também de aprender, de crescer e principalmente: PENSAR.

Novamente digo, pensar, para mim, não é copiar idéia dos outros, mas analisar estas idéias.

E diria mais uma coisa, antes de finalizar, cuidados com os "enganadores" e "intelectuais", eles se acham sábios, dominadores de todos os assuntos, mas, enganam-se, pois estão presos na própria soberba. Estão presos em suas próprias armadilhas que fazem.

Durante minha vida, eu aprendi a não gostar de alguns termos, o principal é... "mas é verdade". Este termo, para mim, não tem valor nenhum (e o seu antônimo também não faz sentido). Quando alguém começa ou termina um raciocínio usando a palavra "verdade/mentira", eu concluo que pode haver uma "mentira/verdade". Ou seja, usar esta palavra, pode fazer o pensador, ou ao receptor da informação, a cometer um equívoco nesta análise, ou tendênciar para o lado que o locutor quer que o receptor avance.

E isto é mais comum do qual imaginamos. E este tipo de armadilha faz com que muitos pensadores* tornem-se pseudo-pensadores pelo fato de não atentar-se a pequenos detalhes.

Pensar, é você analisar o todo e suas partes. Observar detalhes, não acreditar em tudo, ligar informações, compartilhar informações. Fazer os outros pensarem.

Pensar, nada mais é que uma Arte. E eu estou perdendo este conceito.

Abraços

Legenda:
* = alguns preferem chamar de "opinião"...
** = ouvir, ler, ver, assistir, ou qualquer verbo do gênero...
*** = comentários que eu já ouvi, porém, é só um exemplo, não confirmo esta tese...
**** = não me refiro a rádios, comentaristas, âncoras ou qualquer outra coisa do gênero, mas, de pessoas que estão próximas.

Um comentário:

  1. Você ia gostar das aulas do Haroldo, meu professor de Filosofia, e de Ética na PUC, as aulas dele eram incríveis, aliás, ele é, toda vez que encontro ele pela faculdade ele tá pirando com os alunos, acho isso muito legal.

    ResponderExcluir