domingo, 2 de janeiro de 2011

... Autoconhecimento (1) ...

Nobres!

Uma pergunta bate em minha cabeça todos os dias...

Afinal de contas, quem sou eu?

Notei que, eu tenho uma grande facilidade em imitar pessoas. Não da forma humorística de agir, mas, o comportamento da pessoa. Suas falas, seu modo de agir, e o que é pior, geralmente consigo copiar, somente a parte ruim que a pessoa tem, ou se preferir, o defeito.

Sabendo disso, eu tento não fazê-lo. Mas, quando isto ocorre e não de forma intencional? E quando isto ocorre, em um momento em que você menos espera. E, para mim, a pior parte, e quando isto ocorre, você não percebeu, e as pessoas ao seu redor falam: "Você parece fulano..." (abro parênteses apenas para dizer que fulano pode ser uma boa pessoa, legal, querida/o, porém com hábitos ruins, ou usa muitas gírias ruins, ou tem um sotaque diferenciado ao qual estamos acostumados).

Então volto para o inicio da conversa. Afinal de contas, quem sou eu?

Fisicamente falando, é fácil descrição.

Agora, na questão do meu comportamento, quem sou eu?

Mas, para isso, deveria pensar antes em responder algumas perguntas, tipo...

"Qual o tipo de comportamento que eu espero receber, quando estou em um relacionamento 'amigável'?"

"Qual o tipo de comportamento que eu espero receber, relacionado a 'amoroso'"?

"Qual o tipo de comportamento que eu espero receber, quando trata de uma 'familiar'"?

"Afinal de contas, o que esperar das pessoas?"

Talvez deveria ter mais perguntas. Talvez deveria ter menos perguntas. Talvez não deveriam existir estas perguntas.

Bom, vou ficar com estas 4 acima, e acrescentaria outras 4 perguntas, com o mesmo fundamento, apenas trocando do "eu espero" por "a outra pessoa espera em relação a mim..." (ou algo assim)...

Autoconhecimento é uma tarefa mais complicada do que apenas, olhar-se no espelho e definir-se fisicamente. Autoconhecimento, pelo jeito, é muito maior do que achar que o mundo gira em torno de si.

Poderia eu, no auge de minha estupidez e ignorância, definir que autoconhecimento é mais do que conhecer a si mesmo, mas fazer-se ser conhecido por aquilo que você realmente é, e, diria mais, o ato de você conhecer as pessoas ao seu redor.

Por não ter sido feito uma pesquisa sobre autoconhecimento, mas este texto está escrito apenas de uma pessoa comum, vou assumir isto como uma verdade absoluta. Isto talvez ajude a manter o foco até o final do posto.

Bom, estou, a todo instante, envolvendo "terceiros" no assunto. Vale ressaltar que, o ser humano foi concebido para se relacionar e interagir com e em qualquer ambiente (religiosamente e grossamente falando, foi concebido por Jeová, através do barro e sopro divino. A teoria do Darwinismo fala a grosso modo que descendemos de uma ameba, ou macaco ou seja lá o que for a nossa origem).

Matemáticamente falando, acho que fica mais fácil a definição:

Autoconhecimento = conhecer a si próprio + fazer-se conhecer pelos outros + conhecer os outros.

Quando mencionado conhecer, quero dizer mais em relação a comportamento.

Bom, a primeira parte da fórmula é a qual eu estou tentando descobrir, que é o fator X, ou Conhecer a si próprio.

Fazer-se conhecer pelos outros, poderia definir que é a forma que os terceiros te vê. Isto ajuda muito a abstrair o dogma de "Eu sou o Centro" para um novo ponto de vista "Qual deve será a visão que os outros tem de mim?"

Agora pode entrar os adjetivos que cada um pode possuir. Sendo qualidades ou defeitos.

Conhecer os outros, pode ser constituída neste caso é "Qual o comportamento que esta pessoa tem, que faz com que eu continue interagindo com ela". Auxiliando, em muito, em saber exatamente, qual os comportamentos faz com que sentimos, ou não, confortável por estar com alguém.

Pode-se aqui, também entrar adjetivos.

Agora, imagino eu que tem uma linha de raciocínio a ser pensado para este autoconhecimento, que possa ser, racionalmente falando, que existe uma fórmula para isto.

Claro, a pergunta ainda existe e persiste "quem sou eu?" porém, agora com uns caminhos pseudo-mapeados, a busca deste autoconhecimento ou até mesmo o autodescobrimento, pode ser abertas muitas portas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário